Português (Brasil)

Em Araguaína, Projeto de Lei deve beneficiar pessoas com anemia falciforme

Em Araguaína, Projeto de Lei deve beneficiar pessoas com anemia falciforme

O projeto de Lei, apresentado pelo vereador Renatim (Republicanos) segue as tramitações do Parlamento para ser encaminhado ao Poder Executivo.

Compartilhe este conteúdo:

Segue em tramitação na câmara municipal de Araguaína a PL 035/2025 de autoria do vereador Renatim (republicanos) que trata sobre a garantia de acesso integral a imunização e a atendimento especializado as pessoas com anemia falciforme.

Segundo o texto do projeto, a PL trata do acesso integral, universal e gratuito a todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e do Calendário de Imunização para grupos Especiais do Sistema ⁄único de Saúde (SUS) às pessoas com anemia falciforme, devidamente diagnosticadas.

Para o vereador, "a medida apresentada para apreciação do parlamento, encontra respaldo na Política Nacional de atenção integral às pessoas com doença Falciforme (Portaria MS nº 1.391/2005), no Estatuto da Igualdade Racial (Lei Federal nº 12.288/2010), e nos princípios do SUS, notadamente os da equidade, integralidade e universalidade." Pontuou o parlamentar.

O que é Anemia falciforme:

Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia. A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá a cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Essa condição é mais comum em indivíduos da raça negra. No Brasil, representam cerca de 8% dos negros, mas devido à intensa miscigenação historicamente ocorrida no país, pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda.

Sintomas:

A anemia falciforme pode se manifestar de forma diferente em cada indivíduo. Uns têm apenas alguns sintomas leves, outros apresentam um ou mais sinais. Os sintomas geralmente aparecem na segunda metade do primeiro ano de vida da criança: Crise de dor, Síndrome mão-pé, Infecções, Úlcera (ferida) de Perna, Seqüestro do Sangue no Baço.

Diagnóstico:

A detecção é feita através do exame eletroforese de hemoglobina. O teste do pezinho, realizado gratuitamente antes do bebê receber alta da maternidade, proporciona a detecção precoce de hemoglobinopatias, como a anemia falciforme.

Compartilhe este conteúdo: